Dados do Trabalho


Título do trabalho

OS EFEITOS DA CANNABIS SATIVA EM PACIENTES COM SINDROME PARKINSONIANO: UMA REVISAO SISTEMATICA.

Introdução

INTRODUÇÃO: Síndrome de Parkinson trata-se de uma patologia neurodegenerativa, ocasionando tremores, rigidez muscular, mobilidade reduzida e marcha parkinsoniana, (FERRARI et al., 2019). A planta Cannabis sativa foi originada na Ásia utilizada para fins curativos em várias doenças (TROSSI et al., 2022). O uso medicinal de planta no tratamento de Parkinson é através de terapia medicamentosa fitoterápica que tem o objetivo de reduzir os efeitos da dopamina no sistema nervosa central (BRITO et al., 2022).

Objetivo

Este trabalho teve como objetivo analisar a literatura disponível acerca dos efeitos da cannabis sativa em pacientes parkisnoniano.

Metologia

Foram realizadas pesquisas em bases de dados gratuitas como (Med/PubMed), Google acadêmico, Medline, Scielo, Biblioteca virtual posteriormente foram selecionados 16 artigos nos idiomas Inglês e português que abordavam os efeitos do cannabis sativas em pacientes com parkinsoniano.

Resultados

Os resultados demonstram que existem vários meios para o tratamento de doenças neurológicas, deste a antiguidade, tais plantas têm sua importância na fabricação de materiais que trazem propriedade curativas.

Discussão

Segundo os estudos de Lopes (2021) apontam que possível perceber a eficácia do uso da cannabis sativa na diminuição dos sintomas motores, como rigidez muscular, tremores. Severino e Freitas (2018) expõe a capacidade do uso da maconha para tratar doenças e a legalização da mesma tanto para uso recreativo quanto para uso medicinal. E Cunha e Siqueira, (2020) apontam que o tratamento tem como finalidade restabelecer os níveis de dopamina. Contudo para Jesus et al. (2019) outros estudos apontam que o uso do CBD (cannabidiol) vem recebendo bastante preocupação por conta da dependência química nos pacientes, acerca disso os estudos foram inconclusivos.

Conclusão

Diante da pesquisa, pode-se concluir com base na análise sistemática dos artigos selecionados, que os estudam analisados revelaram que a administração do canabidiol na síndrome Parkinson, apresenta efeito positivos devido sua ação anti-inflamatória neuroprotetora, antioxidante e antipsicótica. Mesmo sendo discutida pelo seu preconceito a mesma está sendo liberada para tratamento de doenças neurológicas com fins terapêuticas, assim melhorando a qualidade de vida social, físico e emocional.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Cannabis sativa, Síndrome Parkinson, Uso Terapêutico.

Área

Revisão sistemática e metanálise

Instituições

UNIFASIPE - Mato Grosso - Brasil

Autores

LUZIANE DE JESUS PICANCO, BRUNA NARDINE LUNARDI, KARINA PEREIRA MOTA, JAQUELINE SAMPIETRO DE SOUZA