Dados do Trabalho


Título do trabalho

PREVALENCIA E FATORES ASSOCIADOS AO CONSUMO DE ALCOOL E TABACO ENTRE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇAO PRIVADA

Introdução

O álcool e o fumo são drogas lícitas de ampla aceitação pela sociedade, inclusive entre os jovens universitários que passam por um período de transição da vida adolescente para a adulta. Todavia, são substâncias que causam grandes agravos à saúde e fazem parte dos fatores causais de diversas enfermidades. Assim, visando tais implicações, o profissional de fisioterapia apresenta particularidades e características únicas que podem se tornar facilitadoras no processo de intervenção e prevenção no uso de tais substâncias.

Objetivo

O presente estudo tem como objetivo investigar a prevalência e os fatores associados ao consumo de álcool e tabaco entre estudantes de fisioterapia de uma instituição privada e identificar o padrão de consumo de álcool e tabaco entre esses estudantes.

Metologia

Diante disso, foi realizada uma pesquisa de campo transversal, de caráter descritivo e com abordagem quantitativa no período de maio e junho de 2021. Os participantes deste estudo foram 115 acadêmicos do curso de Fisioterapia de uma instituição de ensino superior, localizado no município de Picos-PI. A aplicação da pesquisa aconteceu em meio virtual, através de um aplicativo de celular, nele foram enviados o questionário de aspectos sociodemográficos e fatores associados ao consumo de álcool e tabaco; o questionário Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) e o questionário Fagerstrom Test. Sendo, a análise dos dados realizada no programa Microsoft Excel com a demonstração dos dados expressa por frequência absoluta (n) e relativa (%), média e desvio padrão (DP).

Resultados

Dos participantes 17% eram do sexo masculino e 83% eram do sexo feminino com média de idade de 21 anos; 47% dos discentes declararam que faziam uso de álcool e 2% relataram fazer uso de álcool e fumo. Segundo o AUDIT os estudantes foram classificados em baixo risco, 62,5%, e de uso problemático, 37,5%. Observou-se ainda, uma baixa dependência à nicotina, segundo o Fagerstrom Test, entre os estudantes de Fisioterapia. Ademais, constatou-se que o consumo dessas substâncias esteve associado à oferta por familiar 71,4%, campanha publicitária 39,3%, mídia televisiva 44,6%, influência dos amigos em 76,8%.

Discussão

Diante dos dados encontrados, verificou-se prevalência significativa de consumo de álcool entre os estudantes de Fisioterapia da IESRSA, principalmente, entre o sexo feminino, sendo que um número significativo faz um consumo prejudicial à saúde. Enquanto, que o grau de dependência à nicotina se mostrou baixo nesta população. Por fim, notou-se que a influência de amigos, pais, familiares, programas da mídia televisiva e campanhas publicitárias contribuem para consumo de álcool e fumo entre estes estudantes.

Conclusão

A partir do exposto, espera-se que esses dados possam servir para traçar futuras estratégias de prevenção visando reduzir riscos à saúde e comportamentais, associados ao consumo abusivo de álcool e tabaco entre os estudantes de Fisioterapia.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Tabaco. Álcool. Fisioterapia. Estudantes.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Saúde Pública

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

BRENDA BRISIA DE LIMA BRITO, CÍNTIA SILVA DOS SANTOS