Dados do Trabalho
Título do trabalho
PERFIL DOS PACIENTES QUE INGRESSAM NO AMBULATORIO DE FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO DE MINAS GERAIS
Introdução
O ambulatório de Fisioterapia do Hospital Universitário busca um padrão de qualidade construído entre assistência, ensino e pesquisa. Uma das especialidades presentes no serviço é o ambulatório de Fisioterapia Cardiovascular, que se destaca por oferecer um tratamento fisioterapêutico especializado e cuidadoso em pacientes com patologias cardiovasculares.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e comorbidade em todo o mundo.
Sendo assim, é importante conhecer o perfil dos pacientes do ambulatório de fisioterapia cardiovascular, para promover ações adequadas ao processo de reabilitação cardiovascular. Tendo em vista a carência de análises epidemiológicas na literatura sobre a atuação da Fisioterapia Cardiovascular, faz-se necessário a realização de novos estudos sobre o tema.
Objetivo
Conhecer o perfil dos pacientes atendidos pelo ambulatório de Fisioterapia Cardiovascular do HU-UFJF, investigar as patologias mais frequentes e saber o tempo de espera para ser atendido.
Metologia
Estudo observacional, retrospectivo, realizado de outubro de 2020 a janeiro de 2021. Os dados foram coletados na lista de espera do ambulatório e no prontuário eletrônico. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital (4.253.822).
A amostra foi composta por pacientes atendidos no ambulatório de Fisioterapia Cardiovascular de janeiro de 2018 a dezembro de 2019. Foram excluídos da amostra os registros dos pacientes cujas informações estivessem incompletas.
Resultados
Dos 57 usuários, 41 foram incluídos para o estudo. A média de idade foi de 59,8 ± 9,8 anos, 41,4% do gênero feminino e 58,5% masculino. A média do tempo de espera para ser atendido foi de 155,3 dias.
O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) foi o agravo mais prevalente com 36,6%, logo após temos a doença cardíaca estrutural com 31,7% e o restante com outros diagnósticos clínicos.
Discussão
O estudo em questão descreveu o perfil de pacientes atendidos no ambulatório de fisioterapia cardiovascular do HU-UFJF entre outubro de 2020 a janeiro de 2021. Amostra predominantemente do sexo masculino (58,5%), corroborando com a literatura, onde diz que homens possuem maior prevalência de doenças cardiovasculares quando comparado à população feminina.
O IAM saiu à frente dos outros agravos, sendo o diagnóstico mais recorrente dentre os pacientes, informação essa que vai de encontro com estudos que mostram que o IAM é o acometimento mais importante, com elevada taxa de mortalidade e morbidade, além disso nossa amostra apresentou média de idade de 59,8 anos, o que também vai de encontro com o perfil de pacientes encontrados na literatura que mostra que o perfil epidemiológico mais frequente para o IAM é de homens com idade superior a 45 anos.
Conclusão
O presente estudo possibilitou conhecer o perfil de pacientes do ambulatório de Fisioterapia Cardiovascular, sendo o infarto agudo do miocárdio a patologia mais prevalente (36,6%) e a média de tempo encontrada para ser atendido foi de 155,3 dias.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Perfil de saúde, reabilitação cardíaca, serviço hospitalar de fisioterapia, especialidade de fisioterapia.
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Fisioterapia Cardiopulmonar
Instituições
Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora-EBSERH - Minas Gerais - Brasil
Autores
JULIANA GOMES SOARES, LILIANY FONTES LOURES, DENISE AZEVEDO GOMES FREITAS, MAYCON DE MOURA REBOREDO, PRISCILA MONTEIRO VERAS