Dados do Trabalho


Título do trabalho

OS BENEFICIOS DA HIPOTERAPIA NA REABILITAÇAO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): REVISAO INTEGRATIVA.

Introdução

O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode afetar funções motoras, cognitivas e sociais. O tratamento da criança com TEA se constitui em terapias multidisciplinares, sendo a hipoterapia um método da equoterapia que visa a reabilitação de pessoas com deficiência. O movimento tridimensional do cavalo traz grandes estímulos ao praticante, favorecendo o alcance de padrões motores e melhora no aspecto social e comportamental.

Objetivo

Sistematizar os benefícios da hipoterapia na reabilitação de crianças com TEA.

Metologia

Trata-se de uma revisão integrativa com busca realizada nas bases de dados Lilacs, Medline, Pubmed e Google Acadêmico, com os seguintes descritores: “Autismo”, “Crianças”, “Hipoterapia” e “Equoterapia”. Definiram-se como critérios de inclusão artigos em inglês e português, publicados entre os anos de 2013 a 2023; e foram excluídos artigos incompletos, duplicados, associados a outro diagnóstico, que não fosse utilizado a hipoterapia como tratamento, e cuja população não contemplasse crianças.

Resultados

Encontrou-se 267 artigos, em que foram selecionados 6 para análise, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Os estudos identificaram melhorias na qualidade de vida da criança com TEA após a prática da hipoterapia.

Discussão

A terapia é feita de forma lúdica, deixando a criança mais participativa e com isso alcançando melhores resultados. Dentre os benefícios encontrados, destacam-se: melhora da postura e equilíbrio, sensibilidade tátil, concentração, autoestima, cognição, coordenação motora, autoconfiança e a interação social.

Conclusão

Com base nos estudos revisados, conclui-se que a hipoterapia apresenta múltiplos benefícios no desenvolvimento da criança com TEA, pois o uso do cavalo como instrumento terapêutico proporciona ao praticante informações proprioceptivas através dos movimentos, gerando respostas psicológicas e neuromusculares.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Autismo; Crianças; Equoterapia; Hipoterapia.

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia Neurofuncional

Instituições

Faculdade Estácio Castanhal - Pará - Brasil

Autores

PAMELA RAYSSA DOS SANTOS DANTAS, HANNA GABRIELLA FAUSTINO GONÇALVES, MÁRCIA CRISTINA MALHEIROS DE OLIVEIRA