Dados do Trabalho
Título do trabalho
TRADUÇAO, ADAPTAÇAO TRANSCULTURAL E VALIDAÇAO DO HEART DISEASE FACT QUESTIONNAIRE NA POPULAÇAO BRASILEIRA
Introdução
A diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e as doenças cardiovasculares compartilham inúmeras características fisiopatológicas semelhantes. Estratégias simples e baratas têm sido desejadas e incentivadas, tentando prevenir a coexistências dessas doenças as quais apresentam alta morbimortalidade e alto custo para o sistema de saúde e para os pacientes.
Objetivo
Este estudo teve como objetivo traduzir, adaptar culturalmente e validar o Heart Disease Fact Questionnaire (HDFQ) para o português brasileiro.
Metologia
Foram avaliados diabéticos tipo 2, de ambos os sexos, maiores de 18 anos. A versão brasileira do HDFQ foi desenvolvida por meio de tradução, retrotradução, comitê de revisão e pré-teste. A confiabilidade teste-reteste foi medida pelo coeficiente de correlação intraclasse e coeficiente kappa. A consistência interno pelo alfa de Cronbach. Para validade de construto, o HDFQ foi correlacionado com a Escala de Conhecimento em Diabetes e Questionário de Atitudes em Diabetes
Resultados
Para validade de construto, um total de 100 participantes foram selecionados. A confiabilidade foi medida usando uma subamostra de 30 participantes da amostra total. Identificamos valores adequados de confiabilidade (kappa entre 0,22 e 1,00 e ICC=0,75) e consistência interna (alfa de Cronbach=0,79). Correlações adequadas do HDFQ com Diabetes Escala de Conhecimento (r=0,348) e Questionário de Atitudes em Diabetes (r=0,136) foram encontradas.
Discussão
Esta ferramenta foi traduzida, adaptada transculturalmente e validada para outros países, existindo uma versão turca (Zehirlioglu et al., 2019) e uma chinesa Chow et al., 2014). Foram verificadas também outras propriedades psicométricas, como a confiabilidade, consistência interna e validade do constructo, ambas corroborando os achados encontrados no presente estudo.
Conclusão
A versão em português do Brasil do HDFQ apresenta propriedades psicométricas adequadas de acordo com os melhores recomendações científicas.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
validação de questionário, Diabetes mellitus, doenças cardíacas
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Fisioterapia Cardiopulmonar
Instituições
Universidade Ceuma - Maranhão - Brasil
Autores
PEDRO LEONARDO PINTO, ADELZIR MALHEIROS S.C.B. HAIDAR, DENILSON ALMEIDA, ALMIR VIEIRA DIBAI FILHO, DANIELA BASSI DIBAI