Dados do Trabalho


Título do trabalho

APRENDIZAGEM BASEADA EM EXPERIENCIAS: PERSPECTIVAS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR E INTERPROFISSIONAL ENTRE A FISIOTERAPIA E A ENGENHARIA MECANICA.

Introdução

A Aprendizagem Baseada em Experiências- ABEX, foi implantada em uma universidade de ensino superior - Unochapecó no ano de2020, proposta complexa de cunho extensionista, com intuito de inserir os estudantes em diferentes espaços além de incentivar a criação de projetos e soluções para situações problemas reais ou simuladas. A ABEX IV esteve atrelada à Atenção Primária em Saúde, com seu eixo na visita domiciliar, sendo desenvolvido dispositivos em PVC para pacientes com limitações funcionais.

Objetivo

Relatar a experiência da ABEX IV, com foco em projetos de dispositivos médico-hospitalares (cadeiras de banho, andadores, cadeiras de leito, etc.) confeccionados com tubos de PVC para doação a pacientes carentes com limitações funcionais.

Metologia

Relato de um projeto interdisciplinar, social e extensionista desenvolvido na Unochapecó, que envolveu os cursos de graduação em engenharia mecânica e fisioterapia. Os estudantes de ambos os cursos realizaram uma visita domiciliar, desenvolveram a avaliação e traçaram um diagnóstico situacional de usuários de uma Unidade Básica de Saúde - UBS com limitações funcionais, após planejaram e construíram dispositivos com tubos de PVC, o qual foi doado com as devidas orientações para uso

Resultados

o total visitou-se seis pacientes cadastrados em três UBS. Com os seguintes diagnósticos: dois casos de Acidente Vascular Cerebral - AVC, dois casos de Esclerose Lateral Amiotrófica - ELA, 1 Trauma Raquimedular - TRM (paraplégico) e um amputação transtibial. Desenvolveu-se seis dispositivos: três cadeiras de leito para estimulação da sedestação, três cadeiras de banho com apoio para banho no chuveiro e um apoio de coto (para posicionamento durante turno de trabalho em paciente com amputação).

Discussão

A experiência de vivenciar essa aproximação com a UBS e posteriormente no ambiente domiciliar, permitiu aos estudantes compreender as limitações funcionais desses usuários e desenvolver dispositivos de baixo custo com PVC, a partir de projetos individualizados para o perfil de cada paciente. Esse projeto baseou-se no trabalho interprofissional, em que o olhar da fisioterapia para a funcionalidade, uniu-se à capacidade técnica da engenharia na construção dos dispositivos.

Conclusão

A ABEX IV teve uma avaliação positiva dos estudantes, dos usuários, dos familiares e também dos profissionais da UBS que estiveram envolvidos na indicação dos pacientes. Uma atividade integrada, que exigiu capacidade de avaliação, diálogo e planejamento técnico para desenvolver dispositivos e que fortaleceu o vínculo entre ensino e serviço e extensão, contando também com o auxílio de uma empresa privada que doou os pvcs.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Dependência funcional, formação profissional, visita domiciliar

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó - Santa Catarina - Brasil

Autores

RICARDO JOSE NICARETTA, ROSANE PAULA NIEROTKA, INDIAMARA DE OLIVEIRA FLORES DAL MAGRO SILVANI, LILIAN MARIN LUNELLI