Dados do Trabalho


Título do trabalho

PERSPECTIVAS DA PSICOMOTRICIDADE EM FISIOTERAPIA APLICADA EM PACIENTES IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER

Introdução

Envelhecer com bem-estar inclui um alto funcionamento, mas nem sempre isso é possível, pois a velhice, para alguns indivíduos, pode vir acompanhada de mudanças que acarretam patologias neurodegenerativas, como Doença de Alzheimer (DA), que alteram a capacidade do idoso de realizar atividades práticas do cotidiano e que necessitam de coordenação motora, e a fisioterapia é de grande importância para a reinserção do idoso no contexto cultural e biopsicossocial através da psicomotricidade.

Objetivo

Sendo assim, o presente estudo traz o embasamento teórico acerca da psicomotricidade na fisioterapia, observando se há existência, na literatura, de trabalhos que analisam a evolução de pacientes idosos acometidos pela Doença de Alzheimer submetidos à terapia psicomotora.

Metologia

A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura nas bases de dados Pubmed (MEDLINE) e SCIELO, publicados entre os anos 2010 e 2022. As palavras e termos chaves utilizados, escritos em português e sua correspondência em inglês foram: Doença de Alzheimer, geriatria, doenças neurodegenerativas, psicomotricidade e fisioterapia. Trabalhos que não apresentaram afinidades com o objetivo desta revisão não foram inclusos na análise.

Resultados

Foram encontrados 24 artigos respeitando os critérios de busca. Após leitura e análise ficaram 18 artigos que atendiam o objetivo deste estudo, onde 10 se relacionam exclusivamente com a psicomotricidade em idosos sem Alzheimer, 7 relacionados com os temas de modo abrangente, 1 artigo tratava do uso da fisioterapia na DA e sem o uso da psicomotricidade e 0 (zero) artigos sobre psicomotricidade em idosos com DA.

Discussão

A psicomotricidade educa, reeduca e reabilita, através de práticas de atividades que melhoram a tonicidade, equilíbrio, memória, atenção, autonomia psíquica e física, prevenindo e evitando doenças na velhice. Contudo, há uma carência de estudos na fisioterapia explorando o potencial da psicomotricidade em idoso com DA, abrindo margem para novos estudos e novas perspectivas sobre o tema.

Conclusão

Os estudos mostraram que a psicomotricidade auxilia o idoso sem DA emocionalmente, fisicamente e mentalmente, aumenta a socialização e melhora autonomia e o bem-estar, porém é necessários estudos que testem a evolução dos pacientes idosos com DA submetidos à terapia psicomotora para que novos olhares sejam dados acerca do tema e da qualidade de vida dos idosos com DA e que possam auxiliar os profissionais da fisioterapia.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Geriatria, Doenças Neurodegenerativas, Doença de Alzheimer, Especialidades Fisioterapêuticas.

Área

Revisão sistemática e metanálise

Instituições

Faculdade Anhanguera - Pará - Brasil

Autores

LEOMARA VALE DE AMECE, VITÓRIA DOS SANTOS LOURENÇO