I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO COMPOSTO BIOLOGICO EM CEPAS DE PSEUDOMONAS AERUGINOSA

Fundamentação/Introdução

O óleo essencial derivado de Eremanthus erythropappus é um dos compostos usado para o desenvolvimento de novos fármacos, com potencial ação antimicrobiana. Assim sendo, selecionou-se uma cepa de Pseudomonas aeruginosa (P. aeruginosa) como alvo para o teste destes novos fármacos devido sua presença na maior parte das infecções multirresistentes.

Objetivos

Analisar ação antimicrobiana do composto OAC sobre Pseudomonas aeruginosa em um período de 48 horas.

Delineamento e Métodos

Este trabalho foi uma pesquisa experimental, realizado em placa de 96 poços. No primeiro poço, adicionou-se 33,3µL do composto OAC e 66,7µL de caldo nutriente e, a partir deste, foram feitas diluições seriadas (1:2) do composto. Como etapa final, foram adicionados 50µL de uma suspensão bacteriana feita em salina padronizada (escala de MacFarland - 0,5). Como resultado, obteve-se uma concentração inicial de 1000µg/mL do composto e final de 7,8µg/mL. O processo foi feito em triplicata, com treplicas. A placa foi incubada em estufa a 36°C por 48 horas. Utilizou-se o espectrofotômetro (630nm) para avaliar o crescimento bacteriano. Os dados obtidos foram analisados por ANOVA de uma via e em seguida por pós-teste de Bonferroni.

Resultados

No período relativo a 24 horas, Pseudomonas aeruginosa demonstrou crescimento reduzido nas concentrações de 1000µg/mL de OAC, quando comparado ao grupo controle, livre do composto. Isso sugere que, nestas concentrações e por não ser capaz de eliminar totalmente o crescimento Pseudomonas aeruginosa, o composto exerce uma ação bacteriostática. O mesmo ocorreu no período de 48 horas, porém também sobre a concentração de 500µg/mL. Em nenhuma concentração e tempo, o OAC apresentou atividade bactericida.

Conclusões/Considerações Finais

O composto apresentou efeitos concentração e tempo dependentes, isento de ação bactericida com sugestiva ação bacteriostática. É necessária a realização de novos estudos para determinar o caráter toxicológico da droga.

Referências

Palavras-chave

Pseudomonas, Eremanthus, Óleo essencial.

Área

Tema livre

Instituições

Universidade Federal de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

Lucas Evangelista Marques, Guilherme Sastre de Souza, Amanda Araújo Marques Ferreira, Claudinei Alves da Silva, Alexandre Braoios