I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ALTA PREVALÊNCIA DE HIPERCOLESTEROLEMIA E HIPERGLICEMIA EM IDOSOS

Fundamentação/Introdução

O envelhecimento populacional é um fenômeno que ocorre em escala global. No Brasil, há aproximadamente uma pessoa de 60 anos, ou mais, para cada duas pessoas com menos de 15 anos de idade. Com o envelhecimento populacional, está havendo um crescimento na prevalência de demências, sendo a doença de Alzheimer a mais comum. Por outro lado, doenças metabólicas como as dislipidemias e a hiperglicemia vêm apresentando um incremento em sua incidência. Os estudos vêm apontando a hipercolesterolemia e a hiperglicemia como potenciais fatores de risco para o desenvolvimento de demência.

Objetivos

Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de hipercolesterolemia e hiperglicemia em pacientes idosos, usuários do laboratório municipal de Criciúma.

Delineamento e Métodos

Foram adquiridos do banco de dados, do laboratório de análises clínicas, valores dos parâmetros de colesterol total, LDL colesterol e glicose de indivíduos com 60 anos ou mais. Foi realizada uma análise observacional transversal quantitativa.

Resultados

Dos 1520 pacientes idosos estudados, constatou-se que o percentual de níveis elevados de colesterol total, LDL colesterol e glicose, foi de 100%, não havendo diferença significativa na distribuição das análises entre homens e mulheres. A média de idade ficou em torno de 66 anos. A prevalência de alterações lipídicas e de glicose no sangue dos indivíduos analisados foi alta, um fator preocupante devido as complicações associadas.

Conclusões/Considerações Finais

Os dados obtidos indicam a importância de programas de prevenção e controle, para que se tenha um diagnóstico prévio e, com isso, evitar doenças cardiovasculares e também as demências, principalmente, a doença de Alzheimer.

Referências

Palavras-chave

Envelhecimento, Hiperglicemia, Hipercolesterolemia, Demência, Prevalência

Área

Tema livre

Instituições

Universidade do Extremo Sul Catarinense - Santa Catarina - Brasil

Autores

Victória Linden de Rezende, Mariane Bernardo Duarte, Matheus Scarpatto Rodrigues, Emanuel de Souza, Jade de Oliveira